quinta-feira, julho 13, 2006

 

Revolta


Confesso-me preocupado... O facto de vermos a tensão no médio oriente todos os dias na televisão leva ao embrutecimento e à habituação. É banal, como o Iraque! Porém, agora mais do que nunca, há uma ameaça iminente de guerra. E o pretexto é qualquer coisa demente; grupos terroristas raptam soldados e, a resposta é bombardear dezenas de civis. Pensei que depois de duas guerras mundiais, já tivéssemos aprendido a controlar impulsos diplomáticos estúpidos e ideologias megalómanas.

Comentários:

Só é pena que o grupo de terroristas em questão é na verdade um governo (supostamente) democratico...
 
Bom, finalmente algo que vale a pena comentar :D A minha opinião:

não estou preocupado...aliás discordo quando dizes que vemos a tensão no medio oriente aparece todos os dias na televisão. Aparece, claro, mas aparece de uma forma tão descontextualizada (entre o tabu scolari e quilhonesima platina da floribela) que toda a carga emocional e toda a sua importancia se desvanece. Eu, drone acefalo controlado pela televisão me confesso...

É nestes tempos que sinto falta do verdadeiro jornalismo de opinião (não confundir com o professor Marcelo, se o volto a ver nos proximos tempos juro que me mato...). Sinto a falta dos bons velhos tempos (se já falo assim é sinal que estou a ficar velho..aiai) em que o jornal da 2 tinha 10 minutos de noticias e 20 de comentários. Nem sempre de boa qualidade, por vezes até idiotas, mas ao menos eram comentários feitos por pessoas que tinham algum saber na matéria (ao contrário do marcelo a falar de, oh sei la, futebol, crochet, livros... até o tino de rans me deu menos vontade de cortar os pulsos quando o vi no programa do mundia da rtp). Angelo Correia, loureiro dos santos, josé manuel fernades, o agora director do DN (não como se chama, mas quando o ouço na tsf não consigo deixar de concordar)... E outros que conseguiam dar significado às noticias que iam passando. Agora, as noticias passaram a ser apenas sound-bits de 5min que não passam além da superficie das questões... mas tergiverso...

Sobre a questão em maos os israelitas e os palestinianos: Será que devemos tomar partido do povo que parece que esqueceu que está onde está apenas por causa dos remorsos dos ingleses que lhes deram um pedaço de terra, escurraçando aqueles que lá habitavam, no rescaldo da WW2?

E já agora, quem são os civis de que falas? Aqueles que elegeram para os governar (e portanto liderar a "diplomacia" do seu pais) um grupo de confessos e proclamados terroristas? Pode-se chamar civis aos que vêm orgulhosamente os filhos da sua patria mandarem-se pelos ares e com eles, de forma indescriminada, meia-duzia de transeuntes que nada tinham a haver com a história?

Já pareço o Moura: muitas perguntas e nenhuma resposta. Mas acho que é um pouco irresponsavel pensar isto como uma simples questão de certo ou errado.

Essa possibilidade ambos os povos enterraram há muito tempo.

PS: Sao 20h06m. Nas noticias da sic já passou o ultimo ataque em israel, o preço do petroleo e um problema qualquer no brasil...
 
Em relação a programas de qualidade, há um de que eu gosto muito, chamado Sociedade das Nações. Passa na Sic Noticias.
 
Por acaso também costumava ver o antigo telejornal da 2 que tinha bons comentadores mas que nunca chegaram aos calcanhares da bancada da Tertúlia Cor-de-rosa que eu tanto prezo. É uma pena assuntos como este não passarem por lá para serem analisados, mas temos de compreender que não há tempo para tudo e os mais importantes eles tratam. Como uma resolução abrupta podia sugerir uma limpeza completa do local onde habitam os israelenses e seus amigos palestinos (como os nossos irmãos brasileiros preferem dizer), com o Vaporeto Titano, na esperança de eliminar apenas os germes e bactérias, mas penso que outros seres microscópicos também seriam afectados. Para uma resolução mais diplomática sem dúvida recomendaria o regresso do Juiz Decide, as pessoas poderiam por os seus blocos na balança mas o sábio supremo é que decidiria.
 
Hoje de madrugada houve uma explosão perto da minha casa... (fiquei sem perceber onde) mas quando acordei sobressaltado o pensamento que me veio à cabeça foi: "Chegaram os Isrealitas??"

mas afinal não...
 
Penso que nesta questão, não existe um partido a tomar, que não seja o da tentativa de uma paz utópica. Se calhar seria uma paz não tão utópica se as Nações Unidas fizessem alguma coisa... Sinceramente estão com um silêncio perturbante. Sinceramente a coisa já não parece mais funcionar, ou então funciona só para o que interessa, que ainda não sei o que é.
 
Eu espero é que eles limpem os gajos do Hezbollah de uma vez por todas que são todos uns fanáticos de merda.
 
UPDATE:


" O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, advertiu esta sexta-feira que um eventual ataque israelita contra a Síria no decorrer da actual crise no Líbano será considerado como “uma agressão contra todo o mundo islâmico”. "

in Correio da Manhã
 
"Eu espero é que eles limpem os gajos do Hezbollah de uma vez por todas que são todos uns fanáticos de merda."

Pois. Pior mesmo só os benfiquistas.

Eh lá!! Se calhar podiam começar por ai....


ehehe ;P
 
Enviar um comentário



<< Home